Fechar a boca não emagrece!

A obesidade é a maior epidemia do planeta. Como qualquer assunto recorrente, o que mais existe para resolvê-la são palpites. Esses são um grande problema, pois um palpite repetido mil vezes acaba se tornando uma verdade. O clássico dos clássicos é: fecha a boca que emagrece. Quem nunca ouviu?

Oras, fechar a boca não é tratamento. É tortura. E pode até desencadear transtornos alimentares (anorexia, bulimia…).

Se submeter a jejuns e pular refeições leva a maior ansiedade e maior consumo alimentar. Comer melhor e mais vezes ajuda na manutenção da saciedade. Perigo! Comer melhor não é comer mais ou menos gostoso, mas saber o que comer. Tampouco resolve comer mais vezes ao dia, mas não saber selecionar. Comer errado e mais vezes só trará dificuldades!

Quando em consulta, muitos pacientes são bastante ansiosos sobre qual a medicação que poderá ajudá-las. No entanto, <strong>o melhor remédio para fome ainda é comida!</strong> Claro, a medicação ajuda e muito. Afinal, a própria obesidade instalada leva à desregulação do apetite, sem contar as características de humor e/ou transtornos alimentares que podem estar presentes (bulimia, síndrome do comer noturno, binge eating disorder, etc) e devem ser tratadas.

O tratamento deve passar por avaliação também com nutricionista, para acompanhamento de uma dieta personalizada e renovada frequentemente (impossível viver em mesmice alimentar). Contudo, a regra básica é matar a fome! Comer muitas fibras, contidas em saladas e frutas, e menos quantidade de alimentos ricos em calorias e com menor potencial de controlar sua fome. Exemplo clássico? Comer um lanchinho de biscoito água-e-sal entre as refeições. Alguém realmente obtém saciedade com isso? Opções com mais fibras e proteínas associadas trazem menor ou igual quantidade de calorias (a depender da dieta montada), mas trazem com certeza maior SACIEDADE!

Em suma, não feche a boca! Abra na <strong>hora certa e para o alimento certo!</strong>

Dr Thiago Fraga Napoli

Entre em contato / Agende uma consulta share

1 Comentário

  1. Mariângela da Silva Costa

    Bom dia .Gostaria de agendar uma consulta.

Deixe um comentário!